Segunda, 28 07 2014
  • Gaditas in Israel


    Caravana Gaditas in Israel


    Vagas Limitadas!


    Maiores Informações:


    Gaditas Tour
  • 1
Entrar Registrar

Entrar

Últimos Recados

ESTUDO 30: SAIA DO EGITO E VIVA PARA DEUS

Texto Ex 8.25 Então o Faraó mandou chamar Moisés e Arão e disse: Vão oferecer sacrifícios ao seu Deus, mas não saiam do Egito.

Sugiro que você comece este estudo pedindo que os participantes compartilhem informações sobre o Egito, tanto de sua civilização, como de seu envolvimento com Israel e com as Escrituras. Depois de ouvir algumas participações, introduza o estudo anunciando que para nós, cristãos, o Egito é uma representação, um símbolo da nossa vida antes de nossa salvação por Jesus.

O próprio Deus, em Êxodo 20.1, refere-se ao Egito como a “terra da escravidão”: Eu sou o Senhor, o teu Deus, que te tirou do Egito, da terra da escravidão. Fomos tirados da “escravidão” mediante a nossa rendição a Jesus Cristo, nosso Senhor e Salvador. Por outro lado, assim como o Faraó tentou dificultar de todo modo a saída de Israel do Egito, sabemos que Satanás tem estratagemas para tentar nos impedir de viver os planos que Deus tem para nós.

Vejamos as quatro propostas que o Faraó fez a Moisés. Cada uma delas nos ajuda a reconhecer uma estratégia do Diabo para tentar impedir os filhos de Deus de alcançarem a plenitude de Sua vontade.

1ª. proposta do Faraó: Ex 8.25: Então o Faraó mandou chamar Moisés e Arão e disse: Vão oferecer sacrifícios ao seu Deus, mas não saiam do país (do Egito).

Deus havia incumbido Moisés de requerer junto ao rei do Egito o direito de sair do país, pelo deserto, caminho de três dias, com a finalidade de prestar culto e sacrifícios a Deus. O Faraó fez uma proposta: “obedecer” a Deus, sem sair do Egito, continuando a ser escravo!

O Senhor nos chama para uma vida nova, para nascer de novo (ICo 5.17). Ele nos quer libertos de toda escravidão: do pecado, da condenação, do maligno, do mundo. A mentira do Diabo é que você pode servir a Deus continuando a viver do mesmo jeito, sendo escravo dele.

2ª. proposta do Faraó: Ex 8.28: Eu os deixarei ir e oferecer sacrifícios ao Senhor, o seu Deus, no deserto, mas não se afastem muito e orem por mim também.

É até hilário que o rei do Egito tenha pedido oração a Moisés. Ele não cria no Deus de Israel e seu pedido de oração era somente uma estratégia para tentar iludir Moisés. Bem que a Bíblia nos alerta para a astúcia do Diabo que tenta nos convencer a “não irmos muito longe”.

A proposta foi de que Moisés saísse, mas ficasse bem pertinho da terra da escravidão. O inimigo quer controlar nossas vidas e nos impedir de nos envolvermos plenamente nos Planos que Deus tem para nossas vidas.

Jesus anunciou em João 10.10 que o Diabo tem estas intenções: matar, roubar e destruir. E que Ele, Jesus, tem o desejo de nos dar vida em abundância. Queira desfrutar desta vida em Jesus ao máximo. No rio de vida, que o seu desejo seja o de mergulhar de cabeça!

3ª. proposta do Faraó: Ex 10.8: Vão e prestem culto ao Senhor, o seu Deus. Mas... (v. 11) Só os homens podem ir prestar culto ao Senhor.

Esta proposta foi dada quando o Egito estava sob a 8ª. praga, dos gafanhotos. O Faraó propôs que somente os homens fossem, sem suas respectivas famílias. A estratégia dele visava manter os israelitas sob sua escravidão, garantindo seu domínio sobre as famílias.

Deus tem planos para nós e estes planos envolvem nossas famílias. O Diabo detesta que as famílias sejam felizes e ajustadas em Deus. E cabe a você não abrir mão de viver junto com sua família o plano que Deus tem para você.

4ª. proposta do Faraó: Ex 10.24: Então o Faraó mandou chamar Moisés e disse: Vão e prestem culto ao Senhor. Deixem somente as ovelhas, os bois; as mulheres e crianças podem ir.

Um absurdo pensar que se Moisés tivesse aceito a proposta do Faraó, todas as famílias de Israel sairiam para o deserto sem nada, paupérrimos. Israel vinha sendo escravizado há quase quatro séculos no Egito e o Faraó ainda tencionava reter o pouco que eles tinham. Pois o plano do Diabo para nós é bem este, que mendiguemos o pão.

Porém, o propósito de Deus para Israel era bem outro. Conforme a orientação que deus deu a Moisés, Ex 12.35-36, conta que os Israelitas saíram do Egito indenizados pelos anos de escravidão: com ouro, prata, jóias, roupas... seus familiares e rebanhos.

Deus não nos quer “comendo o pão que o Diabo amassou”. Ele nos quer comendo do melhor fruto desta terra! (cf. Isaías 1.19).

CONCLUSÃO: Em Jo 8.36, Jesus disse: Se o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres. Jesus veio com este propósito, de nos libertar da escravidão. Não negocie com o Diabo! Aceite o Plano de Deus para sua vida. Sirva a Deus junto com sua família e desfrute de todas as bênçãos que Ele tem para você.

Na unção para ser pai de multidões,

 

 

Ap. Paulo R. Petrizi. 

 

HoradoRango

 "Passado algum tempo, Caim trouxe do fruto da terra uma oferta ao Senhor . Abel, por sua vez, trouxe as partes gordas das primeiras crias do seu rebanho. O Senhor aceitou com agrado Abel e sua oferta, mas não aceitou Caim e sua oferta. Por isso Caim se enfureceu e o seu rosto se transtornou. O Senhor disse a Caim: “Por que você está furioso? Por que se transtornou o seu rosto? Se você fizer o bem, não será aceito? Mas, se não o fizer, saiba que o pecado o ameaça à porta; ele deseja conquistá-lo, mas você deve dominá-lo”.

Gênesis 4

bannerloja2

Pesquisa no Site

Temos 443 visitantes e Nenhum membro online

Frase do dia

Pela fé e pela oração, fortaleça as mãos frouxas e firme os joelhos vacilantes. Você ora e jejua? Importune o trono da graça e seja persistente em oração. Só assim receberá a misericórdia de Deus. John Wesley

bannergaditastour

banneranuncie

bannernaf

banneranuncie

banneranuncie

banneranuncie

Atividades;
X
Bate-papo
X
Seu Status: 
Disponível
Click here to change your status
Por favor login para bater-papo.
Bate-papo (0)